sábado, 25 de julho de 2009

LOUVOR E ADORAÇÃO - A ORIGEM BÍBLICA DAS PALAVRAS - Por André Paganelli

Normalmente não fazemos muita distinção entre louvar e adorar a Deus.Para nós essas palavras tem o mesmo sentido; Porém, observando a maneira como são empregadas na Palavra de Deus, podemos perceber que muitas vezes são empregadas ao mesmo tempo: Louvai e adorai ao Senhor, louve e exalte o seu santo nome...
Isso porque nos textos originais são palavras diferentes que expressam significados que são muito importantes para nós.
As palavras para louvor vem do hebraico hãlal, que significa fazer ruído, yãdhâ que está associada às ações e gestos corporais que acompanham o louvor e , zãmar, que é associada à música tocada e cantada. No Novo Testamento a palavra grega eucharistein que significa agradecer, é mais usada que a palavra eulogein ("bendizer"). Facilmente se percebe que o louvor está muito associado a oferta, aquilo que entregamos a Deus; se cantamos, tocamos, dançamos, aplaudimos, estamos louvando. A Biblia diz que toda a natureza louva a Deus, pois ela demonstra toda a seu poder, sua criatividade e sabedoria (Sl 65,13; 69,34; 98,8; Is 44,23); o simples fato de existirmos já louva a Deus.
Já a palavra hebraica para adoração é abhôdhâ e o grego latreia, ambos significam servir com temor reverente, admiração e respeito. Este vocábulo grego latreia origina palavras como idolatria, a qual vemos bastante por ai, sejam as romarias católicas ou as caravanas para assistir shows de rock, onde pessoas viajam quilômetros para ver seus ídolos, compram tudo o que tenha sua imagem, fazem de tudo para se identificarem com ele...isso serve para nós pensarmos:
A idolatria só produz a degradação e a diminuição da dignidade do adorador, mas estes se entregam de corpo e alma; a verdadeira adoração restaura o caráter do adorador, pois é para isso que fomos criados, para servir ao Deus verdadeiro ao qual fomos criados á imagem e semelhança.
Adorar a Deus é serví-lo com devoção, admiração, zelo, enfim, é a intenção e a motivação com que a oferta é feita...face a tudo isso é possivel que eu esteja louvando a Deus sem adorá-lo.
O Pai procura verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade (Jo 4,23). Na busca de Deus por adoradores, como Ele está se deparando diante de você?
Deixe que Ele encontre em seu coração o espirito devoto e sincero de um verdadeiro adorador.

Um comentário:

  1. Olá Edilton,
    Quero lhe parabenizar por este blog, pelos videos, as musicas são lindas..., e principalmente Glorificar ao Nome do Senhor pela sua vida, e por sua postura como de vaso de honrar na casa do senhor. Desejo verdadeiramente que todos aqueles que tenham a oportunidade de vê, sejam edificados, e recebam a unção do Espiríto Santo de Deus que é contigo..Que Deus continue lhe abençoando!

    Dinay

    ResponderExcluir